“Conexões mentais para um futuro transformador: o papel das neurociências nas patologias de saúde mental e nos comportamentos desviantes” é o tema da 9.ª edição das SINAPSES – Congresso Internacional de Educação, Psicologia e Neurociências, que se vai realizar, em abril, no concelho de Vila Franca do Campo.
Debater que impacto tem a influência genética e do meio ambiente no desenvolvimento do comportamento humano é um dos objetivos do congresso.
Sara Silva, coordenadora geral das SINAPSES, revela que, este ano, e pela primeira vez, haverá no evento um “olhar sobre a Macaronésia”. Isso graças a um protocolo assinado, em 2024, entre os quatro arquipélagos que compõem a mesma (Açores, Madeira, Cabo Verde e Canárias) e da qual a Santa Casa da Misericórdia de Vila Franca do Campo, promotora do congresso, faz parte. Investigar boas práticas na promoção dos direitos das crianças naquelas regiões é outra das finalidades.
A responsável adiantou, à Atlântida, quais as palestras que vão estar em debate.
Vão, também, decorrer diversos workshops, entre os quais “A proteção de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, num contexto insular”; “A Integração de crianças e jovens com deficiência em contexto social”; “Complementaridade entre o Programa de Reforço Familiar e Cuidados Alternativos: uma estratégia integrada para o bem-estar infantil” e “Cuidar de quem cuida – Competências emocionais para profissionais de educação, saúde e ação social”.
A iniciativa vai acontecer em modalidade mista, ou seja, presencial e online, e é aberta a toda a população, sobretudo a psicólogos, professores, educadores, sociólogos, assistentes sociais, técnicos de apoio à infância, encarregados de educação, entre outros.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do site do evento (https://sinapses2025.wixsite.com/sinapses2025).
As SINAPSES 2025 realizam-se a 22 e 23 de abril, no Centro Municipal de Formação e Animação Cultural de Vila Franca do Campo, na ilha de São Miguel.
Fonte: Rádio Atlântida