Relacionar o envelhecimento e a felicidade. Este será o tema central do I Congresso Internacional sobre Envelhecimento dos Açores, que vai ter lugar entre 10 e 12 de abril, na ilha Terceira.
O evento, que irá reunir oradores nacionais e internacionais, visa refletir sobre políticas públicas, práticas inovadoras e estratégias de intervenção, que promovam um envelhecimento ativo e saudável.
Rodrigo Maia, coordenador regional da ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, organizadora da iniciativa, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
O congresso tem ainda como finalidade promover a discussão e a partilha de conhecimentos sobre os desafios e oportunidades associados ao envelhecimento nos Açores.
Para o responsável, apesar da região estar “melhor do que ontem” ainda há um longo caminho a percorrer.
Serão abordados temas como a saúde física e mental, a inclusão social, as tecnologias de assistência e as respostas comunitárias ao envelhecimento populacional.
Para os interessados em participar, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no portal da associação (https://anges.pt/ageingazores2025/) ou da autarquia. Decorrerá em formato híbrido, permitindo a participação presencial e online.
Fonte: Rádio Atlântida