O Governo dos Açores decidiu determinar uma cerca sanitária na freguesia de Rabo de Peixe, no concelho da Ribeira Grande, a partir das 00h00 desta quarta-feira, até dia 8 de dezembro.
Nesse sentido, ficam interditas as deslocações, por via terrestre e marítima, entre Rabo de Peixe e as restantes freguesias, “possibilitando, assim, às autoridades de saúde proceder à realização de testes rápidos à população”.
A vila de Rabo de Peixe, com cerca de dez mil habitantes, é a que regista mais casos (61) nos Açores.
Segundo uma nota do executivo açoriano, fica proibida a circulação e permanência de pessoas na via pública, são encerradas todas as escolas e fixa-se a limitação da lotação máxima de um terço da respetiva capacidade na restauração, bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo e com ou sem serviço de esplanada.
O decreto determina ainda que, a partir das 20h00, “são encerrados os restaurantes, bares e outros estabelecimentos de bebidas, com ou sem espetáculo e com ou sem serviço de esplanada, sendo cancelados todos os eventos de natureza cultural ou de convívio social alargado”.
De referir que estão previstas exceções para deslocações necessárias e urgentes, para acesso a cuidados de saúde, assistência, cuidado e acompanhamento de idosos, menores, dependentes e pessoas especialmente vulneráveis, incluindo o recebimento de prestações sociais, bem como de profissionais de saúde e de medicina veterinária, elementos das forças armadas e das forças e serviços de segurança, serviços de socorro, empresas de segurança privada, e profissionais de órgãos de comunicação social em funções, entre outros.
“A cerca sanitária vigorará a partir das 00h00, do dia 3 de dezembro, até às 23h59 do dia 8 de dezembro de 2020, podendo as medidas previstas no presente Decreto Regulamentar Regional ser revertidas ou revogadas a qualquer momento, tendo em conta a evolução da pandemia na Região”, acrescenta a mesma nota.
Fonte: Gacs/RA