O Governo dos Açores decidiu, esta sexta-feira, prorrogar a cerca sanitária no concelho do Nordeste, bem como o estado de calamidade pública, até 18 de maio.
De acordo um comunicado do executivo açoriano, essa decisão surge por ter sido registado, hoje, “mais quatro casos positivos de infeção pelo novo coronavírus na Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste”, como pelo facto de “após 15 dias de serviço, ter havido uma mudança de turno de funcionários desta resposta social no passado dia 22 de abril, ou seja, há cerca de uma semana e meia, e os mesmos, nos testes a Covid-19 realizados previamente à sua saída de serviço, terem testado negativo, mas estarem a cumprir quarentena obrigatória nas suas residências”.
“Embora continuem a não existir quaisquer evidências de contágio comunitário no Nordeste, e a cadeia de transmissão estar restrita à já referida Estrutura Residencial, esta é a abordagem preventiva, mais segura e rigorosa quanto à presente situação neste concelho”, acrescenta a mesma nota.
Segundo o comunicado, “estas decisões foram objeto de articulação prévia com o Presidente da Câmara Municipal do Nordeste e têm a sua concordância”.
Fonte: Gacs/RA