O Governo dos Açores vai prolongar as cercas sanitárias em todos os concelhos da ilha de São Miguel até 1 de maio. O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pelo presidente do executivo açoriano, em conferência de imprensa, em Ponta Delgada.
Vasco Cordeiro revelou, ainda, que é prorrogada a “interdição de deslocações entre os seis concelhos desta ilha, assim como dentro de cada concelho, a circulação e permanência na via pública”, adiantando que se “mantém todas as interdições já decretadas ao abrigo da resolução do Conselho do Governo que decretou, pela primeira vez, as cercas sanitárias”. Disse, também, que se “mantém as exceções de circulação já contempladas na anterior resolução sobre este assunto, mantendo os documentos e declarações que comprovam essas exceções”.
O chefe do executivo açoriano enumerou alguns dos motivos que levaram à decisão do prolongamento das cercas sanitárias.
Vasco Cordeiro alertou que, apesar de ter “sido possível conter uma transmissão generalizada de Covid-19, não é motivo para descurar ou ter menor empenho nos cuidados que cada um deve continuar a ter”, de forma a não “se deitar por terra todo o esforço e todos os sacrifícios feitos por todos nestas últimas semanas”.
O governante enalteceu o comportamento “exemplar”, quer da população, quer dos empresários, no cumprimento das restrições definidas.
Agradeceu, também, o trabalho e o esforço desenvolvido por todas as entidades que têm estado junto da população em ações de sensibilização.
Fonte: Rádio Atlântida