Um encontro no Havai, nos Estados Unidos, a 21 de setembro de 1965, reuniu diversos participantes com o intuito de agradecer formalmente por todas as coisas boas no mundo. No ano seguinte, a iniciativa manteve-se e ganhou adeptos, passando a ser celebrada como o Dia Mundial da Gratidão. Na véspera de assinalar esta data especial, a Atlântida saiu à rua e quis saber o que significa este sentimento.
Ademais, ser grato é também um convite para agradecer por tudo o que está à sua volta. Para alguns, significa estar rodeado pela sua família ou pelo reconhecimento de algum gesto feito ao próximo.
Contudo, o hábito de reclamar é o efeito contrário à gratidão. Deste modo, a Atlântida questionou se as pessoas têm dificuldade em agradecer pelo lhes acontece ou pelo que têm.
A neurociência afirma que atos de gratidão despertam sentimentos bons, como o amor, a alegria, a satisfação, a afabilidade e a esperança. Ao fazê-lo, o sistema de recompensa do cérebro é ativado, o que gera uma sensação de bem-estar. Ademais, quando isso acontece, o organismo liberta dopamina, que é responsável pela sensação de prazer, que causa a felicidade.
Fonte: Rádio Atlântida