A Aliança Democrática (PSD/CDS/PPM) foi o partido mais votado nos Açores nas eleições europeias deste domingo, 9 de junho, com 38,38% dos votos, segundo os dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
Quanto aos resultados, o PS foi o partido mais votado, com 32,1% e oito eurodeputados, nas eleições europeias de hoje, à frente da Aliança Democrática, que teve 31,1%. O Chega ficou em terceiro lugar com 9,79% e dois mandatos.
A IL registou 9.07%, com 2 mandatos, o BE co 4.25% com 1 mandato e a CDU com 4,12% e 1 mandato. O Livre e o PAN foram os grandes derrotados da noite sem ter conseguido eleger qualquer eurodeputado.
Com representação açoriana no Parlamento Europeu estará André Filipe Franqueia Rodrigues, deputado e vice-presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, Paulo Nascimento Cabral, candidato pelo Aliança Democrática e Ana Vasconcelos Martins, candidata pela Iniciativa Liberal.
As eleições europeias escolheram os 21 eurodeputados portugueses, de um total de 720, e há jovens, antigos ministros, presidentes de câmaras e ex-líderes parlamentares, mas a maioria estreia-se no Parlamento Europeu.
Estas eleições ocorrem de cinco em cinco anos.
Fonte: Lusa