O presidente da SEDES Açores – Associação para o Desenvolvimento Económico e Social destacou hoje a importância de se concentrar “esforços no combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica”, reconhecendo-os como “problemas que destroem vidas e famílias em todo o mundo, incluindo nos Açores”.
Num comunicado, e em pleno Dia Internacional dos Direitos Humanos, Vítor Fraga afirma que “é particularmente chocante que esta forma de violência ocorra frequentemente no espaço familiar, que deveria ser um local de proteção e segurança”. Diz ainda que “não podemos aceitar o silêncio ou a normalização deste tipo de abuso” e, por isso, apela a sociedade açoriana para “reforçar as redes de apoio às vítimas, denunciar situações de violência e promover ações preventivas que eduquem para a igualdade e o respeito”.
A mesma nota acrescenta que a SEDES Açores apela à união de esforços de cidadãos, instituições e organizações da sociedade civil, promovendo iniciativas como: “a denúncia de situações de violência: para salvar vidas e quebrar o ciclo de abuso; a sensibilização e educação para a igualdade: base para construir uma sociedade justa e segura; o apoio às vítimas: garantindo acesso a serviços de proteção e acolhimento eficazes”.
Além disso, a associação reafirma o seu compromisso com a “luta por um arquipélago onde os direitos humanos sejam plenamente respeitados, reforçando que a construção de uma sociedade livre de violência é uma responsabilidade de todos”.
Fonte: RA/SEDES Açores