Apesar de se viver em tempos atípicos, o projeto São Lucas – Plano Integrado de Resposta à Pobreza de São Lucas, do Centro Paroquial de Bem Estar Social de São José, continua a desenvolver o seu trabalho em prol das famílias carenciadas da paróquia de São José, em Ponta Delgada.
Atualmente são 24 os agregados familiares apoiados com cabazes alimentares. Um trabalho que se desenrola há oito anos, durante todo o ano.
Duarte Melo, padre e responsável pelo projeto, em entrevista à Atlântida, revela que há, também, muita “pobreza envergonhada”, afirmando que tem a ver com a “dignidade das pessoas” e que é “obrigação” dar uma resposta de ajuda nesta primeira fase de situação de emergência.
O pároco da freguesia de São José adiantou, no entanto, que apesar de estarmos numa época atípica não houve aumento de solicitações em relação à pobreza, afirmando, contudo, que sabem que isso vai acontecer. Salientou que se os governos não continuarem a defender os mais pobres “independentemente das ideologias”, as coisas poderão “piorar de forma acentuada”, assegurando que estão vigilantes, numa atitude preventiva e que estão preparados para dar uma resposta caso a situação se agrave na ilha de São Miguel.
São muitas as campanhas realizadas por aquele centro para angariação de bens alimentares. Neste Natal, o projeto também promoveu uma ação dedicada aos mais novos, para ajudar a concretizar os sonhos das crianças acompanhadas por aquele plano.
Duarte Melo explica como podem as pessoas contribuir para esta causa.
Para que o Natal destas famílias se torne um pouco mais confortável, os interessados em ajudar poderão contribuir com chocolates, aperitivos, bem como pijamas, pantufas e mantas, para os jovens destas famílias. Azeite e produtos de higiene são os artigos com mais falta.
Duarte Melo apelou a que o “espírito de solidariedade” seja todos os dias.
O projeto intervém em várias frentes, desde o nível afetivo e social, onde há, por exemplo, formação, à entrega de alimentos, através da distribuição mensal de cabazes e vestuário.
Fonte: Rádio Atlântida