Há mais de 100 anos que se celebra, nos Açores, o Dia dos Amigos. Uma tradição açoriana que acontece sempre numa quinta-feira, marcando o início do Carnaval.
As próximas três quintas-feiras dão lugar ao Dia das Amigas, ao Dia dos Compadres e ao Dia das Comadres. Datas que visam enaltecer o companheirismo e a amizade.
Atualmente, as pessoas marcam almoços ou jantares, passando depois por bares. Outras festejam nas suas casas num ambiente mais familiar.
E como era celebrado este dia há 50 ou 60 anos? Foi isso mesmo que a Atlântida foi tentar saber junto de três açorianos.
Helena Morais, de 87 anos; Alcides Sousa, de 71; e Conceição Moniz, de 68 anos, explicam como era vivido este dia quando eram mais novos.
Perguntamos ainda aos nossos entrevistados o que preferem. A forma como se comemorava antigamente ou como se festeja hoje em dia.
E nos dias que correm, ainda celebram estes dias?
A verdade é que, independentemente da idade, açorianos e açorianas continuam a manter esta tradição de pé. Seja em família ou entre amigos, o que interessa é brindar à amizade.
Fonte: Rádio Atlântida