A população tem que ter acesso a “bons cuidados básicos de saúde oral”. Quem o diz é o médico dentista Hélder Oliveira, que falava, à Atlântida, no âmbito das II Jornadas de Medicina Dentária do Atlântico, que vão decorrer, em outubro, na ilha de São Miguel.
O especialista afirma que “infelizmente isso não acontece”, porque “falta muita coisa” e “não há só um culpado”, assegurando que falta vontade, quer da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), do governo, dos profissionais, quer da sociedade.
O também presidente da comissão científica do evento refere que há “pouca literacia” por parte das pessoas, embora estas tenham consciência da sua importância, algumas “têm preconceitos definidos”.
Citando informações disponibilizadas pela OMD, Hélder Oliveira revela que “os centros de saúde não estão a ser devidamente aproveitados”, faltando, muitas vezes, boas condições para os médicos dentistas integrarem o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Relativamente às jornadas, estas têm como finalidade abordar “os temas mais atuais na medicina dentária”, bem como dar a conhecer as novidades que surgiram nos últimos dois anos naquela área.
A iniciativa, aberta à participação de médicos dentistas, assistentes dentários e a estudantes, acontece de 17 a 19 de outubro, no concelho de Vila Franca do Campo.
Fonte: Rádio Atlântida