A vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina do Canto Tavares, recebeu, o presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português da Qualidade (IPQ), João Pimentel, e o presidente da Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ), Paulo Sampaio.
Na ocasião, Cristina do Canto Tavares destacou a importância da certificação do exercício da atividade de controlo metrológico, prestado pela autarquia, no âmbito geográfico da ilha de São Miguel e Santa Maria.
A responsável autárquica esclareceu que “temos procurado desenvolver um trabalho de melhoria contínua e de certificação de qualidade em diversas áreas. Estamos sensíveis à necessidade de desenvolver, junto da comunidade, ações de sensibilização para esta área, que é por muitos desconhecida ou até confundida com outras áreas científicas, desmistificando a metrologia e a sua importância para a economia, o comércio, a indústria e para os cidadãos em geral”.
“Neste sentido, a autarquia tem a intenção de realizar, no próximo ano, uma exposição com os equipamentos e instrumentos utilizados no passado para as medições e pretende agendar sessões esclarecedoras desta atividade, junto das escolas e da população”, anunciou.
Já o presidente do Conselho Diretivo Instituto Português da Qualidade, João Pimentel, fez questão de partilhar que esta visita surge com o objetivo de “reforçar os laços com as entidades que fazem parte da nossa rede” e elogiou a intenção do Município em desenvolver estas ações de sensibilização sobre esta competência.
Dando a conhecer as instalações dos colaboradores da autarquia responsáveis pelo controlo metrológico, ainda foi explicado como funciona este serviço municipal, que está qualificado pelo IPQ, e que, mediante solicitação, garante a verificação de instrumentos de medição utilizados em transações comerciais.
O Instituto Português da Qualidade (IPQ) tem como missão garantir o rigor e a exatidão das medições realizadas, assegurar a comparabilidade e a rastreabilidade, das medições em território nacional, tendo como objetivo a soberania dos Padrões Nacionais de medida, e efetuar o Controlo Metrológico dos Instrumentos de Medição, de modo a satisfazer as necessidades da indústria nacional e da sociedade em geral.
A nível prático, o controlo metrológico, consiste num conjunto de operações destinadas a garantir e avaliar a fiabilidade dos instrumentos de medição e constatar se os instrumentos mantêm a qualidade metrológica dentro das tolerâncias admissíveis, assegurando assim, consequentemente, a defesa dos consumidores.
Fonte: CMPD