Está de volta às escolas açorianas o concurso ‘Eco Guardiões’. Organizado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), através do Centro Ambiental do Priolo, a iniciativa, que já vai na sua quinta edição, pretende desenvolver projetos de sensibilização ambiental promovidos pelos alunos.
Para 2023/2024, cada turma deverá escolher um dos três temas propostos.
Ana Mendonça, técnica da SPEA, adianta que o concurso está aberto a todas as escolas da região, que podem participar até ao dia 15 de dezembro.
Ainda de acordo com a responsável, a grande vantagem deste concurso é o apoio que a SPEA dá para as turmas conseguirem desenvolver os seus projetos, tal como “algum apoio monetário”, para que consigam pensar um “bocadinho mais fora da caixa”.
No âmbito da iniciativa está prevista uma saída de campo, que “vai dar alguma formação e apoiar os alunos na criação dos projetos que candidatam”.
Neste concurso, já participaram mais de 170 alunos, desde o Corvo até São Miguel. Para o próximo ano letivo, até agora estão inscritas cinco turmas, de cinco escolas diferentes. A maioria é da ilha de São Miguel e, pela primeira vez, está inscrita uma de Santa Maria.
Fonte: Rádio Atlântida