Os ‘Colóquios da Lusofonia’ regressam à ilha de Santa Maria, passados três anos. Têm início hoje e vão prolongar-se até ao próximo domingo.
Serão 45 participantes, sendo que destes 35 são autores açorianos ou “açorianizados”, como revelou, à Atlântida, Chrys Chrystello, fundador e organizador do evento, que adiantou alguns dos pontos altos desta 39.ª edição.
Uma mostra de aguarela, de Rui Barata Paiva, e uma peça de teatro do grupo “Gira Teatro”, de Florianópolis, no Brasil, são algumas das novidades deste ano. Será realizada novamente uma visita a uma escola local para um encontro entre autores, professores e alunos.
No que toca a expetativas, Chrys Chrystello espera, uma vez mais, uma grande participação da população local.
O fundador dos ‘Colóquios da Lusofonia’ avançou que, desde 2023, a iniciativa já não decorre como antes, ou seja, percorrendo de dois em dois anos, Açores, Portugal continental e um país estrangeiro. Atualmente, acontece apenas na região, revelando que, no próximo ano, o evento vai ter lugar na ilha das Flores.
Com início hoje e fim no próximo domingo, a 39.ª edição ocorre na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, em Santa Maria, entre as 09h00 e as 19h00.
Fonte: Rádio Atlântida