A 28.ª edição da “Ciência Viva no Verão” vai trazer aos Açores, este ano, 32 atividades, em quatro ilhas: São Miguel, Santa Maria, Terceira e Graciosa.
O evento, que decorre entre 15 de julho e 15 de setembro, dará destaque aos “Alertas da Natureza” e conta com um programa diversificado, desenvolvido por cerca de nove parceiros.
Susana Cabral, do Expolab Centro Ciência Viva, entidade promotora da iniciativa na região.
O objetivo do projeto passa por dar a conhecer a biodiversidade do arquipélago, desde as aves, moluscos, plantas, entre outros.
As atividades arrancaram ontem. A próxima está agendada para quarta-feira, dia 17 de julho, intitulada “Olha o mêrrim! À procura de aves em Ponta Delgada” e na quinta-feira há “Banhos de Lua”, na Lagoa.
Este é um evento que atrai cada vez mais pessoas. No ano passado, aderiram 7.000 participantes. Este ano, há mais uma ilha abrangida relativamente ao ano passado.
Esta é uma iniciativa nacional que traz a ciência à rua desde 1996. A edição 2024 é desenvolvida com os seguintes parceiros: Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Apiário das Margaridas, Observatório Astronómico de Santana, Observatório Vulcanológico e Geotérmico dos Açores, Observatório Microbiano dos Açores, Centro Ciência de Angra do Heroísmo, Museu Carlos Machado, Fundação Gaspar Frutuoso e Associação Juvenil da ilha de Santa Maria.
Fonte: Rádio Atlântida