O Governo dos Açores decidiu prolongar, até 4 de maio, as cercas sanitárias em todos os concelhos da ilha de São Miguel.
O anúncio foi feito, esta quinta-feira, pelo presidente do executivo açoriano, em conferência de imprensa, em Ponta Delgada.
Nas medidas apresentadas, é recomendado o uso de máscara social “em todas as situações de deslocação na via pública ou em transportes públicos”.
A partir de 22 de maio, é autorizada a abertura de “infraestruturas e estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços”, exceto restaurantes, a não ser em serviço de ‘take-away’, cafés, bares e similares, havendo, no entanto, a necessidade de haver condições relativas à lotação máxima e outras medidas que venham a ser definidas pela Autoridade de Saúde Regional.
A 25 de maio, haverá a abertura dos serviços da administração regional, mantendo-se o regime de teletrabalho em “todos os casos em que isso seja possível”.
Neste mesmo dia serão retomadas as aulas presenciais, nas disciplinas sujeitas a exame nacional, para os alunos do 11.º e 12.º ano.
Quanto à abertura de creches, jardins de infância, centros de noite ou de convívio, Vasco Cordeiro adiantou que estão “analisar a lotação de cada uma delas”.
Na mesma data, vão reabrir os museus e monumentos naturais.
Por sua vez, a restauração só poderá reabrir a partir de 29 de maio, desde que “assegurado o cumprimento das condições relativas a lotação máxima e outras conexas com estas”.
Fonte: Rádio Atlântida