A Associação dos Imigrantes nos Açores (AIPA) atendeu cerca de 50 cidadãos ucranianos refugiados, sobretudo, mulheres e crianças. A informação foi avançada, à Atlântida, pelo vice-presidente daquela entidade.
Em pleno Dia Mundial dos Refugiados, Leoter Viegas adianta que a maioria destas pessoas está a residir na ilha de São Miguel, revelando qual o apoio que foi prestado pela associação.
O responsável revela que alguns destes refugiados estão a morar em habitações cedidas pela Câmara de Ponta Delgada e outros em casas de particulares que se disponibilizaram para os receber.
Leoter Viegas assegura que as crianças já se encontram integradas no meio escolar e que algumas das mulheres já estão inseridas no mercado de trabalho.
O vice-presidente da AIPA diz que a questão da língua e do alojamento foram as maiores dificuldades encontradas.
O choque cultural foi outros dos obstáculos sentidos por aqueles refugiados. No entanto, Leoter Viegas considera que a Região conseguiu dar uma “resposta positiva” no acolhimento e integração desses cidadãos.
Criar condições para que os refugiados ucranianos que pretendam continuar no arquipélago se possam autonomizar é o maior dos desafios.
O vice-presidente daquela associação refere que o processo de imigração causado por uma guerra “é difícil e doloroso”, por deixarem tudo para trás. Afirma, ainda, que os Açores têm todas as condições para receber refugiados, frisando que no início havia “dúvidas e receios”, mas que atualmente a situação já “é praticamente normal” e a chegada destas pessoas à Região “já não é notícia”.
O responsável salienta que é importante assinalar o Dia Mundial dos Refugiados para chamar a atenção das pessoas “de que vivemos num mundo de incerteza” e que temos de estar cientes que qualquer um de nós pode passar pela mesma situação, não por causa da guerra, mas por outras razões. Neste sentido, Leoter Viegas deixa uma mensagem.
Segundo os últimos dados divulgados pelo Governo Regional, à Região já chegaram mais de 125 cidadãos ucranianos.
Fonte: Rádio Atlântida