O ensino profissional é um “ensino de excelência” e que “potencia vocações” e “exercita talentos”. A afirmação é da secretária regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, que falava, à Atlântida, no âmbito do 24.º Campeonato Regional das Profissões, que vai decorrer, entre hoje e sexta-feira, na ilha Terceira.
Maria João Carreiro realçou que há que ter “orgulho” nos jovens e que, através desta iniciativa, estes vão poder demonstrar “a sua competência” e poder levar os Açores além-fronteiras.
O evento, que acontece na Escola Profissional da Praia da Vitória e sob a marca SkillsPortugal, vai juntar mais de 100 participantes, de 11 escolas profissionais da Região, com idades compreendidas entre os 17 e os 25 anos.
A governante afirma que a finalidade é levar o máximo de jovens possível ao campeonato nacional e mostrar a sua competência técnica e a qualidade pedagógica das escolas profissionais, que vão “para além dos limites territoriais da nossa Região”.
Maria João Carreiro refere que este evento pretende, também, aproximar as empresas.
Desenvolvimento de Aplicações para Dispositivos Móveis; Contabilidade e Gestão; Web Technologies; Pastelaria; Cozinha; Serviço de Restaurante e Bar; Caring- Serviços pessoais e à comunidade; Eletricidade; Eletrónica; Robótica Móvel; Animação e Vídeo; Cloud Computing; Cibersegurança; e Receção Hoteleira são as profissões a concurso.
Quanto às escolas profissionais em competição vão estar a Escola Profissional do Pico; Escola Profissional da Praia da Vitória; Escola Profissional de Capelas; EPROSEC; Escola de Formação Turística e Hoteleira; Escola Profissional de Nordeste; Escola Profissional da Ribeira Grande; Escola Profissional Monsenhor João Maurício de Amaral Ferreira (Povoação); Escola Profissional de Vila Franca do Campo; e Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA).
Destaque para a prova de Proteção Civil que vai decorrer, pela primeira vez, enquanto profissão em demonstração, e que será levada a cabo pela Escola Profissional da Horta, com o intuito de dar a conhecer as abordagens que deverão ser realizadas às vítimas de acidentes graves ou de catástrofes, com base na técnica de levantamento e mobilização em plano duro.
O 24.º Campeonato Regional das Profissões arranca hoje e prolonga-se até sexta-feira, na ilha Terceira.
Fonte: Rádio Atlântida