A Câmara Municipal de Ponta Delgada celebrou hoje um protocolo de parceria, que inclui a aquisição de um serviço de mobilidade urbana e “bike sharing”, com a Atlantic Bikes.
O protocolo foi assinado pela vereadora Alexandra Viveiros, que detém o pelouro da Mobilidade e Trânsito, e por Roberto Medeiros, da Atlantic Bikes, a primeira empresa de partilha de bicicletas dos Açores, com sede em Ponta Delgada.
Desta forma, a autarquia prossegue o trabalho que tem vindo a desenvolver no âmbito dos três grandes eixos do Plano Estratégico de Desenvolvimento 2014-2020: melhorar a mobilidade, promover a utilização de meios de transporte suave e potenciar a eficiência energética.
No âmbito do referido Plano é privilegiada a mobilidade sustentável. Aliás, devido à pandemia Covid-19, tem sido boa prática urbanística fomentar a micromobilidade, que inclui as bicicletas, convencionais ou elétricas.
Micromobilidade, como o próprio nome indica, é a mobilidade em cidade entre distâncias muito curtas e os transportes utilizados para as realizar são, por regra, de pequenas dimensões, elétricos e de utilização comunitária, como trotinetas e bicicletas.
O protocolo agora assinado visa executar setorialmente o compromisso do mandato eleitoral para o fomento da mobilidade suave, amiga do ambiente, sustentável e redutora da pegada ecológica.
O Município, através da parceria com a startup Atlantic Bikes pretende melhorar a mobilidade urbana com recurso à microbilidade 100% ecológica e sistema “dockless” de “bike sharing” distribuído em diversos pontos do espaço e domínio público municipal.
Assim, a Câmara procederá à demarcação e delimitação dos espaços para estacionamento das bicicletas, através da colocação de estruturas adequadas em zonas reservadas para o efeito, enquanto a Atlantic Bikes ficará responsável pela colocação e manutenção dos suportes das bicicletas em função da diversidade de soluções de suporte para as bicicletas convencionais ou elétricas.
Fonte: CMPD