Promover a literacia financeira, abordando temas como a importância da poupança. É este o principal objetivo da parceria entre o Centro de Apoio Social e Acolhimento (C.A.S.A.) Bernardo Manuel Silveira Estrela e a Delegação Regional dos Açores do Banco de Portugal. A primeira sessão tem lugar já no próximo dia 14 de novembro, destinada ao jardim de infância da instituição, mas vai abranger também as valências do ATL e CDIJ (Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil).
Segundo Lurdes Alfinete, presidente do C.A.S.A., centro sedeado na cidade da Ribeira Grande, a ideia desta parceria é “muito simples”.
De acordo com a responsável, esta colaboração vai contribuir para um futuro mais consciente e responsável financeiramente. Para além dos mais novos, haverá ainda sessões de esclarecimento para os pais.
Em entrevista à Atlântida, a também professora considera que estas sessões educativas são cada vez mais importantes, pois explicar este tipo de conceitos a “uma criança de 5 anos é transformar essa criança num adulto esperançosamente mais responsável”.
O Banco de Portugal está a desenvolver várias ações formativas dedicadas à gestão de orçamento, poupança, conhecimento do euro, instrumento de pagamento e canais digitais.
Fonte: Rádio Atlântida