A Autoridade Marítima abriu um concurso público para o preenchimento de 50 vagas na categoria de agente de 3.ª classe da Polícia Marítima. As candidaturas estão disponíveis até ao dia 22 de janeiro.
Os requisitos para participação incluem nacionalidade portuguesa, idade entre 21 e 28 anos, e o 9.º ano de escolaridade.
Em entrevista à Atlântida, o subchefe Messias dos Santos explica como todos os interessados podem concorrer.
As vagas disponíveis serão preenchidas tanto no Comando-geral como nos Comandos regionais e locais da Polícia Marítima, do território continental e das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira. Podem ainda ser alocados na Escola da Autoridade Marítima e no Centro de Coordenação Policial e Aduaneira.
De acordo com o Almirante Conceição Lopes, os jovens açorianos têm a possibilidade de ficar no arquipélago.
Já o subchefe Messias dos Santos enfatiza “a relação histórica e cultural com os Açores” e deixa uma mensagem de apelo à população.
A Polícia Marítima “é uma polícia de especialidade e um órgão da Polícia Criminal”. A sua atuação integra áreas como a assistência marítima, proteção e prevenção do meio marítimo, segurança da navegação, acesso a áreas territoriais e ao porto, bem como vigilância e fiscalização”.
Fonte: Rádio Atlântida