Os Açores registam atualmente 86 casos positivos ativos de Covid-19, 238 casos suspeitos, 2.098 vigilâncias ativas, 14 recuperações e cinco óbitos.
A informação foi avançada, esta tarde, pelo responsável da Autoridade de Saúde Regional, em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, dia em que se registaram três recuperações na ilha Terceira, elevando assim para 14 o número de recuperados (seis na ilha Terceira, quatro em São Miguel, três em São Jorge e um no Pico).
Esta quinta-feira, foram diagnosticados três casos positivos de Covid-19, na ilha de São Miguel. Trata-se de duas mulheres, com 75 e 86 anos de idade, do lar do Nordeste, e um homem, de 35 anos, profissional de saúde, no Hospital Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada. Em relação a este último caso, o diretor regional da Saúde adiantou que “não temos informação de ser da cadeia secundária” e “preocupa-nos por eventualmente ter tido contato na comunidade”. Tiago Lopes referiu que mais de mil pessoas estão a ser testadas no HDES.
O Governo dos Açores anunciou que vai distribuir, a partir da próxima semana, cerca de 270 mil máscaras sociais por todos os domicílios do arquipélago, que se destinam a ser usadas nas saídas permitidas no contexto de confinamento que está em vigor em toda a Região. Na prática, serão distribuídas nesta fase três máscaras reutilizáveis por cada família, acompanhadas das instruções de utilização e de lavagem.
Contudo, Tiago Lopes sublinha que a utilização de máscara não pode representar negligência das medidas recomendadas.
Por outro lado, o responsável lamentou que haja um descuramento da quarentena voluntária por parte da população.
Desde o início do surto surgiram 2.813 casos suspeitos. Tiago Lopes referiu que “não temos tido uma evolução do surto a pique, mas não podemos descansar”.
Das 2.098 pessoas que estão em vigilância ativa, 633 são sinalizações da Linha Saúde Açores e 1.465 provenientes das delegações de saúde.
Quanto a internamentos, encontram-se 21 utentes internados nos três hospitais da região e ainda no Centro de Saúde de Nordeste, oito no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada (dois em cuidados intensivos), seis no Hospital da Ilha Terceira (três em cuidados intensivos), dois internados no Hospital da Horta e cinco no Centro de Saúde de Nordeste.
Em contexto domiciliário estão 66 pessoas, sendo que estão quatro no Faial, dois na ilha Graciosa, oito na ilha do Pico, duas na ilha de São Jorge, 46 em São Miguel e quatro na ilha Terceira.
Até ao momento, já foram detetados na Região um total de 105 casos, verificando-se 86 casos positivos, sendo 59 em São Miguel, cinco na ilha Terceira, quatro na Graciosa, quatro em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.
Até agora já foram testados 561 profissionais de saúde.
Em Portugal Continental, existem atualmente 18.841 casos confirmados de coronavírus, 493 recuperados, 629 óbitos e 154.727 casos suspeitos.
Fonte: Rádio Atlântida