Os Açores contam, neste momento com 24 casos positivos de Covid-19, 36 suspeitos e 2.075 pessoas em vigilância ativa.
Números avançados, esta tarde, pelo diretor regional da Saúde, que falava, em conferência de imprensa, em Angra do Heroísmo, para fazer o habitual ponto de situação da Autoridade de Saúde Regional dos Açores sobre o Covid-19.
A Autoridade de Saúde dos Açores contabilizou hoje mais dois casos, na ilha do Pico, elevando para 24 o número de casos positivos na região, estando os mesmos distribuídos por cinco ilhas. Referem-se a duas mulheres, de 24 e 51 anos, que tiveram contacto com o caso diagnosticado naquela ilha a 23 de março. Ambas apresentam situação clínica estável e estão, de momento, no domicílio.
Dos casos positivos, seis encontram-se internados no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, um no Hospital da Horta e 18 estão em contexto domiciliário, sendo que cinco são de São Miguel, cinco de São Jorge, três da Terceira, três do Pico e dois do Faial. Todos encontram-se numa situação clínica estável.
Existiam, até ontem, 34 casos suspeitos no arquipélago. Vinte e um deles tiveram resultado negativo, sendo 16 de São Miguel, dois da ilha Terceira, um da ilha do Faial, um da ilha de Santa Maria e um da ilha do Pico. Dois casos tiveram resultado positivo, ambos na ilha do Pico e diretamente ligados ao caso anteriormente diagnosticado naquela ilha. Desses 34 casos suspeitos, três são inconclusivos e serão novamente analisados, verificando-se dois de São Miguel e um do Faial. Cinco casos aguardam ainda resultados, sendo quatro de São Miguel e um da Terceira. Três aguardam colheitas, dois da ilha de São Miguel e um da Terceira.
Desde ontem, todos os passageiros que aterrem na região terão que cumprir confinamento obrigatório por 14 dias numa unidade hoteleira. Em São Miguel, será no Hotel Marina e, na ilha Terceira, o isolamento será realizado no Hotel Caracol.
Segundo Tiago Lopes, esta medida foi necessária a fim de facilitar as vigilâncias ativas que crescem diariamente.
Das 2.075 vigilâncias ativas, 887 são provenientes da Linha de Saúde Açores e 1.188 são sinalizações das Delegações de Saúde. Destas, três são da ilha do Corvo, 22 do Faial, 61 das Flores, 43 da Graciosa, 45 do Pico, 168 de São Jorge, 716 de São Miguel, 31 de Santa Maria e 99 da ilha Terceira.
Segundo Tiago Lopes, até agora apenas há um caso de transmissão local, registado na freguesia de São Mateus, na ilha Terceira. O governante sublinhou, no entanto, que os 33 casos desta freguesia, cujos resultados deram negativo, têm que cumprir na mesma quarentena. O mesmo aplica-se a outros casos semelhantes.
Em Portugal Continental, existem atualmente 3.544 casos confirmados de coronavírus, 43 recuperados, 60 mortos e 22.257 casos suspeitos.
Fonte: Rádio Atlântida