©Hugo Moreira
O 17.º Torneio Internacional de Futebol – Açores Sub-11 (International Football Tournament – Azores U11) arranca esta quarta-feira no Complexo Desportivo do Lajedo, em Ponta Delgada. Pretende ser “um evento cultural, mais do que desportivo”, ao celebrar a interculturalidade e o espírito fairplay entre jovens de diferentes continentes.
Segundo Manuel Arruda, presidente do Clube União Micaelense, entidade organizadora, esta edição, que decorre entre 16 e 19 de abril, é composta por 96 jogos e, pela primeira vez, conta com 32 equipas, dando-lhe uma notoriedade a nível “regional, nacional e internacional”.
Já Arsénio Furtado, diretor-geral do clube desportivo, referiu algumas das alterações feitas para estes quatro dias de provas.
Todas as equipas irão receber um troféu correspondente à sua classificação e participação. Serão atribuídas, igualmente, distinções individuais para “melhor jogador e melhor guarda-redes do torneio, melhor jogador de cada partida, distinções coletivas para o ‘melhor 7’ do torneio, equipa fairplay e melhor claque do torneio”.
Por sua vez, Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, comprometeu-se em estar ao lado do Clube União Micaelense e defendeu a concessão do Complexo Desportivo do Lajedo para o município.
O autarca enalteceu ainda a importância deste torneio para “projetar não só o clube, a cidade e o concelho”, na qual os jovens partilham “valores essenciais à boa e sã convivência humana”, bem como são incentivados à prática de hábitos saudáveis.
Manuel Maria da Costa é o patrono do 17.º Torneio Internacional de Futebol – Açores sub-11. O homenageado receberá o mais alto e prestigiado galardão atribuído pelo clube.
Fonte: Rádio Atlântida