Fortalecer a comunidade educativa é o principal objetivo do 1.º Encontro de Associações de Pais e Encarregados de Educação, que acontece no próximo dia 8 de março, na Escola Básica e Integrada da Lagoa, na ilha de São Miguel.
A reunião, promovida pela FAPA – Federação de Associações de Pais dos Açores, tem participação gratuita e é alargada a representantes de pais com assento em diversos órgãos escolares.
Maria do Rosário Figueiredo, presidente da direção da FAPA.
Em cima da mesa estará o enquadramento jurídico das associações de pais, bem como a partilha de boas práticas e obrigações legais nas mesmas.
Segundo a responsável, acima de tudo deve estar a partilha e a formação dos órgãos sociais eleitos.
Neste encontro, pretende-se juntar os intervenientes no processo educativo das ilhas de Santa Maria e São Miguel, partilhando preocupações e debatendo soluções.
Ainda de acordo com a FAPA, as associações de pais têm hoje representatividade em diversos órgãos como a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, as Assembleias de Escola, os planos escolares de prevenção do bullying e ciberbullying, as Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva e o Eco Escolas, entre outras.
O 1.º Encontro de Associações de Pais dos Açores decorre no dia 8 de março, na Escola Básica e Integrada da Lagoa (Fisher), a partir das 20h00. É objetivo da FAPA que esta seja a primeira de várias reuniões que agora organiza.
Fonte: Rádio Atlântida